Tipos de tecidos

Uma grande dúvida das nossas clientes é quanto aos tipos de tecidos, quais as diferenças entre eles e onde/quando usá-los. É muita informação, né?
Então, fizemos este pequeno – e útil – guia para que você saiba o que está comprando e fique ainda mais bela adquirindo nossos produtos 🙂

Acrílico: é um tecido sintético parecido com a lã, macio e com pouca absorção. Usado em roupas para esportes e malhas.

Alfaiataria:  os tecidos usados na alfaiataria podem ser em microfibra, lãs frias como o gabardine, sarjas, fibra com elastano e fibra de bambu. Costumam ser um pouco mais grossos e mais pesados, com bom caimento para peças específicas.

Algodão:  é a composição de grande parte dos tecidos. Ex: tricoline, veludo, etc. O caimento de uma peça em algodão depende diretamente da quantidade de fios que ela possui. Quanto mais fios, melhor é o seu acabamento e sua durabilidade.

Crepe: é feito com fios altamente torcidos de seda ou lã (natural ou sintética) e apresenta uma variedade imensa de espessuras. Alguns são mais finos, médios, pesados, com elastano ou sem elastano (planos). Existem diversos tipos de crepes, como o crepe da China, crepe Georgette, crepe Marroquino e o crepe Chanel (com um lado brilhante e outro fosco). É bem maleável e possui um bom caimento, que pode variar de acordo com o tipo de crepe escolhido.

Elastano: mais conhecido como Lycra. Esta é uma fibra sintética elástica encontrada em vários tecidos, que mesmo em pequenas porcentagens – de 1% a 5% – aumentam o conforto ao utilizar a peça.

Paetês: O paetê, nada mais é do que o tecido coberto com lantejoulas feitas de vinil, mas a base onde elas são aplicadas pode variar bastante, normalmente tule ou malha.
As peças com lantejoulas aplicadas de maneira mais espaçada costumam ser mais leves. Já as com paetês cobrindo toda a base do tecido tendem a ficar um pouco mais pesadas.

Poá: é a estampa de bolinhas, e é possível encontrá-la em tecidos de algodão e também em diversos tecidos sintéticos.

Viscose: é uma fibra artificial, mas que usa a celulose como base. Os tecidos que tem em sua totalidade a viscose costumam ser leves, fluidos e fresquinhos, pois absorvem a umidade e a transpiração, ou seja: são ótimos para usar no verão. É uma fibra que está presente em diversas peças, como lingerie, t-shirts, saias, blusas, etc.

Deixe uma resposta